Associação de espelhos
fundamentação teórica:
Quando colocamos dois espelhos juntos pelos lados e formando um ângulo de 90 graus temos uma ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS, assim podemos ver a fórmula N=360/a-1 onde N correspode ao número de imagens e a corresponde aos ângulos formados pelos espelhos. OBS: Quanto maior o ângulo maior o número de imagens.
Quando colocamos dois espelhos juntos pelos lados e formando um ângulo de 90 graus temos uma ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS, assim podemos ver a fórmula N=360/a-1 onde N correspode ao número de imagens e a corresponde aos ângulos formados pelos espelhos. OBS: Quanto maior o ângulo maior o número de imagens.
Materiais Utilizados:
São apenas necessários dois espelhos. Mas para que se tenha uma imagem melhor projetada é necessário que se utilize dois espelhos de mesmo altura , largura e espessura.Procedimentos:
Use dois espelhos planos grandes. As dimensões não são importantes mas o efeito é mais espetacular se os espelhos forem de bom tamanho, com pelo menos meio metro de altura. Junte os dois espelhos formando um ângulo de noventa graus, cuidando para que a junção entre eles seja bem estreita, quase imperceptível. Como mostra a figura a baixo, uma pessoa colocada na bissetriz do ângulo entre os espelhos deverá ver 3 imagens: a Imagem 1 se deve à reflexão no Espelho 1; a Imagem 2 se deve à reflexão no espelho 2; e a Imagem 3 se deve à dupla reflexão, nos dois espelhos. A imagem nessa reflexão dupla é interessante porque não troca a direita pela esquerda: você se vê como as outras pessoas lhe vêem.Análise Constatada:
Observe a figura dos dois espelhos perpendiculares entre si. Quando o observador levanta a mão direita, a Imagem 1, devida à reflexão no Espelho 1, levanta a mão esquerda. O mesmo ocorre com a Imagem 2. Ambas são imagens de reflexões simples. Já a Imagem 3, formada pela dupla reflexão nos espelhos 1 e 2, é mais interessante. Quando o observador levanta a mão direita, a Imagem 3 também levanta a mão direita! Essa imagem, portanto, corresponde à forma como outra pessoa vê o observador. Se esse observador for você, essa imagem corresponde ao modo como você é visto por outras pessoas.
Conclusão:
É muito divertido brincar e ao mesmo tempo aprender com as imagens. podemos com este trabalho juntar Matemática, com os cálculos dos ângulos e as formas geométricas, e física com uso da ótica e das projeções feitas pelos espelhos.
Dicas: Tenha muito cuidado ao manipular os espelhos. Um espelho de vidro caindo sobre uma pessoa pode fazer um grande estrago. Nunca mova um espelho pesado sozinho. Peça ajuda de outras pessoas e use luvas para não se cortar.
Fontes bibliográficas:
-SEARA DA CIÊNCIA (sugestões para feiras de Ciências>Física>Ótica>Espelhos Múltiplos)
Equipe 01: Nº.: 14, 27, 31, 32 e 39
ResponderExcluirEspelhos planos: Procedimentos e Análise constatada foram retirados igual ao site: www.searadaciencia.ufc.br/sugestoes/fisica/oti15.htm
Mas a fundamentação, materiais e conclusão estão bem elaborados.
Nota: 6,0
Obs.: A média será a maior nota entre o Blog e a SEAC.
Prof. Alex Samyr